Muffin x Cupcake: qual a diferença?

http://cozinhatecnica.com/2014/10/muffin-x-cupcake-qual-diferenca/
Apesar do cupcake ser geralmente decorado, o formato e a aparência são muito semelhantes. Mas a verdadeira diferença está na técnica de preparo. Cupcake é um bolo do tamanho de uma xícara,. Afinal, cup é xícara e cake é bolo. A receita do cupcake utiliza técnicas de preparo da massa de um bolo. E o muffin é considerado um pãozinho rápido.

Método muffin

Os ingredientes secos são combinados numa tigela e os ingredientes líquidos juntamente com os ovos são combinados em outra tigela.  Em seguida, os ingredientes líquidos são adicionados aos ingredientes secos até que a mistura seja homogênea. O muffin torna-se “borrachudo” quando o glúten é formado durante o preparo da massa e isso ocorre quando a farinha é umedecida e batida. Por isso, devemos combinar todos os ingredientes secos e todos os líquidos separadamente, e em seguida combiná-los de maneira delicada até que a mistura esteja homogênea. Não use batedeira.

Método para cupcake

O cupcake utiliza os mesmos métodos de preparo das massas de bolo. E o método mais comum é o cremoso, que consiste na formação de uma mistura de gordura (manteiga ou óleo) com açúcar, em seguida adiciona-se farinha, ovos, outros ingredientes líquidos e fermento. A chave para um cupcake leve é a formação de pequenas bolhas na mistura de gordura e açúcar, estas bolhas juntamente com o fermento são responsáveis pela leveza da massa. Coloque os ingredientes secos no final do processo, isso garante que não haverá formação de glúten durante o preparo da massa.

Comentários

Muffin x Cupcake: qual a diferença?

| Dicas de preparação |