Frutas que amaciam a carne

http://cozinhatecnica.com/2014/10/frutas-que-amaciam-carne/
Você pode tornar pedaços duros (e mais baratos) de carne em bifes macios e suculentos usando frutas. Talvez você já tenha ouvido falar que o mamão papaia amacia a carne, o que é verdade. Além dele, abacaxi, figo, manga e kiwi são frutas com poderes mágicos que fazem a carne ficar macia. E o que são esses poderes? As enzimas presentes nas frutas. A forma de fazer isso é criando um marinado com o corte de carne que você quer amaciar, que pode ser bovina, suína ou frango. Os marinados têm dupla função, que é dar mais sabor à carne e também deixá-la mais fácil de mastigar.

Como as enzimas atuam?

Carne é basicamente composta de músculos e tecidos feitos de proteína (colágenos). As proteínas são compostas de largas cadeias de aminoácidos, que em cadeia formam grandes moléculas. Os amaciantes de carne, tais como as enzimas e ácidos, atuam quebrando essas cadeias. As enzimas são encontradas em diversas frutas, tais como papaia, kiwi, abacaxi, figo e manga. Essas frutas contêm uma enzima chamada protease. A carne contém enzimas próprias, que atuam na quebra das moléculas da carne ao longo do tempo. Quando você compra uma carne maturada, você basicamente está comprando uma carne de um animal que morreu faz algumas semanas (20 ou mais dias) e cujas enzimas já tornaram a carne macia. Esse método é demorado, mas deixa a carne bastante saborosa. Com frutas, o sabor não será tão saboroso quanto o da carne maturada, mas irá atuar de forma muito mais rápida.

Kiwi

Apesar de pouco conhecida no Brasil, a utilização do kiwi é provavelmente a melhor opção para amaciar carnes com frutas. A razão disso é que a enzima actinidina do kiwi não irá transformar a carne em uma papa, como a enzima do abacaxi é capaz de fazer. Outro grande benefício é que o kiwi tem um sabor mais neutro, e não irá alterar significativamente o sabor do marinado. Marinar com kiwi funciona melhor em bifes não muito grossos, para que o marinado penetre em toda a carne. Para utilizá-lo, coloque cerca de 1-2 colheres de sopa de kiwi macerado para cada xícara de marinado. Você pode deixar marinando por cerca de 2 horas, mas como a enzima do kiwi é delicada, deixar por mais tempo não deverá afetar a qualidade da carne. Remova a carne do marinado cerca de 20 minutos antes de prepará-la.

Comentários

Frutas que amaciam a carne

| Ciência na cozinha |