Como escolher uma tábua de corte

tabua de corteA faca é um dos instrumentos mais importantes da cozinha e selecionar uma boa faca é muito importante. Mas além de selecionar a faca, devemos gastar um tempo escolhendo o companheiro inseparável dela: a tábua de corte. A maioria das cozinhas tem pelo menos uma tábua e tradicionalmente feita de madeira. Mas a cada dia surgem novos modelos, feitos de diferentes materiais e para diferentes finalidades, e já é comum encontrar pessoas com 4 ou 5 tábuas de corte diferentes. Na hora de escolher uma tábua, há uma série de atributos que devem ser considerados. Listamos abaixo todos aqueles que consideramos importantes.

Fatores a considerar na escolha da tábua de corte

A tábua irá danificar o corte da faca? Quanto mais macia a tábua, menor será o impacto no corte da faca, e neste quesito a tábua de madeira é campeã. A segunda melhor é a tábua de plástico, que além de macia é muito prática. Evite tábuas de materiais duros, como vidro, cerâmica ou mármore. O vidro, por exemplo, só é cortado pelo diamante e portanto irá facilmente estragar o corte de qualquer faca, mesmo as de maior qualidade. Higienização da tábua. Essa é uma questão mais complicada, mas acredito que a vitória é da tábua de plástico. Muita gente acredita que a tábua de madeira é mais higiênica, pois bactérias tendem a não proliferar em madeira. Por outro lado tábuas de madeira são mais porosas, portanto mais difíceis de serem limpas. Para limpar uma tábua de madeira o jeito correto é esfregá-la com água quente e sabão imediatamente após o uso. A tábua de plástico é muito fácil de ser limpa e, ao contrário da tábua de madeira, pode ser colocada na máquina de lavar pratos, o que reduz ainda mais a proliferação de bactérias. Outro ponto importante é o potencial de contaminação cruzada dos alimentos, isto é, um alimento contaminado ser cortado em uma tábua e transmitir sua contaminação para outro alimento. Neste ponto as tábuas de plástico são campeãs: você deve comprar tábuas de diferentes cores para facilitar a identificação e cortar apenas um tipo de alimento em cada uma delas; o peixe tem que ter uma tábua só dele, assim como carnes, vegetais, etc. Tamanho. Você não vai querer cortar um pedaço grande de alimento em uma tábua pequena. Pense bem nos tamanhos de tábua que você irá precisar. Se você irá usar uma máquina de lavar louças, lembre-se de comprar uma tábua de plástico que caiba nela. Se comprar uma tábua de madeira, pense em como você poderá lavá-la corretamente após o uso. Custo. Tábuas de plástico são muito mais baratas, mas mais feias. Nossa sugestão é que você tenha tábuas de plástico para o trabalho pesado e de madeira para serem levadas à mesa. Beleza. Um último critério é a beleza da tábua. Muitas vezes alimentos como carnes, queijos, legumes grelhados, etc, são servidos na própria tábua, e neste quesito a tábua de madeira é campeã. Uma tábua bonita é também um belo enfeite quando pendurada na cozinha. Muita gente também prefere a tábua de madeira não só pela beleza, mas pelo belo som que ela produz quando estamos cortando alguma coisa nela. É como se fosse o som do motor da Ferrari para quem é aficcionado por carros. Tábuas de bambu estão a cada dia mais populares, não só pela beleza e por ter as qualidades da tábua de madeira mas também por terem uma durabilidade maior.

Preparando uma tábua de madeira para durar

oleo mineralAntes de usar uma tábua de madeira pela primeira vez, você deve untá-la com óleo comestível e sem cheiro. O mais recomendado é o óleo mineral, encontrado em drogarias. Óleos vegetais (soja, oliva, etc) não são recomendados pois eles se tornam rançosos. A razão para untar a tábua é que isso irá prevenir que a tábua manche, adquira odores dos alimentos, seja contaminada por bactérias e evitará que a água penetre na madeira, o que poderia causar a eventual quebra da tábua.

Comentários

Como escolher uma tábua de corte

| Coisas de cozinha |